Páginas

Relogio

sábado, 10 de julho de 2010

Temperatura do semiárido sobe mais que média global

A sensação compartilhada pelos sertanejos nordestinos de que o clima da região onde vivem está se tornando mais quente e seco nos últimos anos e que as chuvas estão cada vez mais fortes e esparsas tem comprovação científica.
 De acordo com metereologistas, as temperaturas máximas e mínimas registradas no interior do nordeste, na região mais conhecida como semiárido ou sertão, estão, de fato, ficando, ano após ano, mais elevadas, atingindo níveis muito superiores à média global. Por sua vez, as chuvas estão ocorrendo com maior intensidade, porém com menor frequência na região.
"Estamos observando, com base nas séries históricas de dados de estações metereológicas continentais, que há uma tendência de aridização do semiárido nordestino, ou seja, que a temperatura do ar está aumentando e as chuvas estão se tornando mais episódicas na região", afirma o metereologista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Paulo Nobre.
"Em alguns lugares do sertão nordestino a temperatura máxima diária aumentou até 3º C nos últimos quarenta anos, que é um número muito superior à média do aumento da temperatura global verificado no mesmo período, de 0,4º C", compara. O especialista abordará esse assunto em uma conferência que fará na 62ª Reunião Anual da SBPC – evento que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará de 25 a 30 de julho em Natal (RN).
De acordo com Nobre, em Vitória de Santo Antão, no sertão pernambucano, por exemplo, a temperatura máxima diária aumentou mais de 3º C nas últimas quatro décadas, saltando de 31,5º C para 35º C. Devido a esse aquecimento, a água disponível no solo da região está evaporando mais rapidamente e dando origem a nuvens maiores e mais carregadas de vapores de água que, ao se precipitarem, resultam em chuvas mais intensas, seguidas de longos períodos de estiagem.
Em outras regiões do País, como São Paulo e na Amazônia, isso também está acontecendo", indica o especialista. "Mas como chove muito nessas regiões, essa variabilidade climática demora mais tempo para ser percebida", explica.
O especialista aponta que um dos principais impactos dessas mudanças climáticas no semiárido nordestino, onde as chuvas são anuais e costumam ocorrer no período de fevereiro a maio, é a diminuição da disponibilidade de água no solo da região.
Em função disso, a prática da agricultura de sequeiro, que depende da água de chuva para o cultivo de culturas de subsistência, como feijão e milho, deve se tornar cada vez mais inviável no interior do nordeste. "Hoje, em várias regiões do semi-árido nordestino, e no futuro, em todo o sertão, as culturas agrícolas que apresentam uma alta demanda de água para plantio de sequeiro estão definitivamente condenadas", alerta.
Por outro lado, Nobre analisa que essas mudanças no ciclo hidrológico nordestino beneficiam o cultivo de frutas pelo sistema de irrigação por gotejamento, que é praticado em cidades nordestinas como Petrolina, no Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, em que são utilizadas pequenas quantidades de água para a plantação de uva e manga, entre outras frutas.
Porém, como nem todo o solo do nordeste é apropriado para esse tipo de atividade agrícola e a água está sendo tornando escassa e cara na região, a recomendação do metereologista é que a economia nordestina seja baseada cada vez mais em atividades que apresentem menor dependência desse recurso natural.     
"É uma leitura equivocada imaginar que o desenvolvimento sócio-econômico do semi-árido se reduza ao aumento da disponibilidade hídrica para a produção agrícola”, avalia. “É claro que a água é importante e necessária para atender as necessidades da população nordestina, mas é preciso estimular atividades econômicas que não dependam diretamente dela, como as relacionadas aos setores de tecnologia e energia renováveis, por exemplo".
Na opinião do pesquisador, as mudanças climáticas estão sendo vistas de uma maneira apocalíptica. Mas se forem tomadas as medidas necessárias, será possível se beneficiar das alterações do clima no futuro.
Para tanto, é preciso que haja uma capacitação em metereologia no Brasil em nível municipal, de forma que os tomadores de decisão recebam informações detalhadas sobre previsões de eventos extremos, como chuvas e secas intensas, e possam planejar suas ações de intervenção.
(fonte:portalexame)

2 comentários:

  1. Olá amigos,

    parabéns epla belíssima e importante postagem,realmente algo tem que ser feito pra mudar essa realidade,que muitos ainda vivem em nosso semiárido...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir