Páginas

Relogio

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Telemóveis & Ambiente


Nós devemos nos preocupar em reciclar os telemóveis, pois eles são prejudiciais ao nosso meio ambiente. São constituídos por materiais como o plástico, borracha, metais, placa de circuito impresso, display de cristal líquido (LCD), teclado, antena, alto-falante, microfone, chips bateria e outros.
Estes materiais apresentam resíduos tóxicos, e são uma preocupação mundial, pois estes estão a crescer muito mais rapidamente do que as fontes de resíduos na sua totalidade, isto é, estes aparelhos são considerados os aparelhos com uma vida útil muito curta, ou seja uma vida útil mais ou menos de 18 a 24 meses antes de serem substituídos, assim sendo devemos reciclar, se nós consideramos que em cada 10 habitantes no mundo seis tem telemóvel. São muitos telemóveis que na sua maioria deles vão ser armazenados em gavetas e armários, e com isso criando um excesso de telefones usados que podem ir acabar no lixo. Em qualquer país europeu isto pode representar centenas de milhões de telemóveis em aterros, e Porque não começar a agir? A fazer algo pela reciclagem de telemóveis em vez de simplesmente descartá-los e prejudicar o nosso meio ambiente?
Os telemóveis contêm também muitas substâncias tóxicas, incluindo arsénio, antimónio, berílio, cádmio, cobre, chumbo, mercúrio, níquel, zinco e compostos bromatos que podem ser libertadas para a atmosfera e infiltrar-se nas águas.
Os display de cristal líquido (LCD), teclado, antena, alto-falante, microfone e bateria, representam 98% do seu impacto ambiental durante a produção e a reciclagem. Esses componentes contêm produtos químicos persistentes, bio-acumuladores e tóxicos, que têm sido relacionados com o cancro e outros transtornos reprodutivos, neurológicos e relativos ao processo de desenvolvimento.
O arsénio (em chips feitos de gálio arsénico), antimónio, berílio, cádmio, chumbo (usado na solda que une as partes), níquel, paládio, prata, tântalo, zinco, mercúrio e seus compostos bromados são de uma forma ou outra os componentes que fazem um telemóvel. Enquanto as toxinas provenientes da poluição atmosférica de telemóveis incinerados podem danificam recursos naturais e têm um sério impacto na cadeia alimentar humana.
Além disso, muitas das pilhas contém mercúrio, cádmio ou chumbo, material classificado pela Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos como muito perigosas, já que são susceptíveis de causar cancro em seres humanos, são tóxicos para a flora e fauna e podem entrar na cadeia alimentar, causando danos no pulmão, fígado e rins, com exposições elevadas, levando mesmo até à morte. O cádmio pode infiltrar-se nas águas subterrâneas, em aterros e libertar-se na atmosfera durante a incineração.
Os telemóveis que não podem ser reutilizados são reciclados para extrair seus componentes, para economizar energia que, por sua vez, reduz a produção de gases com efeito de estufas (GEE) que provocam o aquecimento global.
A reciclagem de telemóveis também cumpre com a legislação existente em matéria de resíduos do ciclo eléctrico no ambiente. Esta legislação inclui a Directriz REEE (Directriz do Conselho do Parlamento Europeu), relativa aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos), pois à empresas criadas para poderem reciclar sem haver prejuízo para o nosso ambiente onde fazem a recolha com a empresa Zonzoo. Assim podemos dar um futuro melhor para os nossos filhos e assim estes seguirem o nosso exemplo.

(Fonte://www.zonzoo.pt/por-que-reciclar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário