Páginas

Relogio

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Geonotícias: A fúria dos Vulcões vistos do espaço

Vulcões são perigosos não só nas imediações da erupção. As cinzas vulcânicas são uma ameaça para os aviões, e nos últimos anos o tráfego aéreo mundial foi bastante afetado por erupções na Europa e na América do Sul. Grandes erupções também podem afetar a temperatura do planeta, quando cinzas e partículas de ácido sulfúrico obscurecem o sol e esfriam as camadas mais baixas da atmosfera. Por outrom lado elas também absorvem o calor irradiado pela Terra, aquecendo assim a estratosfera.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de vulcões em atividade ao redor do planeta.
A pesar do vulcão Bagana ser um dos mais ativos de Papua-Nova Guiné, ele não é muito monitorado. È longe da Cidade e localizado em uma região de difícil acesso. Nesta foto é possível ver o fluxo de lava descendo a encosta à esquerda do vulcão.


As erupções do Vulcão Kimizen na Rússia, está alterando a forma da montanha. O fluxo de lava desce ao leste do vulcão, e detritos se acumulam mais para o norte.



 Localizado nos Andes Colombianos o Vulcão Nevado Del Ruiz, se manteve ativo durante os últimos 1000 anos. Ele é famoso por causar grandes lahars, a maneiro como é chamado o deslocamento  ao longo de vales ou de encostas íngremes, em forma de avalanche, de lama composta por materiais piroclásticos e água.

(fonte: oeco.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário