Páginas

Relogio

domingo, 10 de junho de 2012

Compostagem, uma solução para o lixo doméstico









Você já parou para pensar que os restos de alimentos descartados no preparo das suas refeições ou mesmo os restos da sua comida também podem atuar como poluentes do meio ambiente? Isso porque o lixo orgânico, quando descartado de maneira inapropriada, apodrece e acaba virando o local ideal para o desenvolvimento e a proliferação de agentes patogênicos, ou seja, causadores de doenças.
Esse é, sem dúvida, um dos inúmeros motivos pelos quais a coleta seletiva é tão importante. Mas não adianta separar o lixo para reciclagem se o material orgânico acaba sendo despejado de qualquer jeito em lixões ou aterros sanitários ineficientes. Uma forma eficaz e simples de garantir um destino apropriado ao lixo orgânico produzido em casa é investir em composteiras domésticas, um sistema natural de reciclagem em que minhocas e microorganismos transformam os restos de alimentos em adubo de excelente qualidade.

Para funcionar, esse sistema necessita apenas de três caixas plásticas, uma torneira, minhocas e uma mistura de húmus. Na primeira e na segunda caixa, onde são depositadas as minhocas e o húmus, acontece o processo de decomposição. A terceira armazena o chorume que escorre das outras duas. A torneira é instalada nesse último receptor e serve para facilitar a retirada do chorume. A boa notícia é que, além de prático, compacto e de fácil manuseio, o sistema é também higiênico, não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados. Por isso, pode ser usado não só em residências como também em empresas, escolas, áreas comuns de prédios e espaços públicos.
Algumas empresas vendem o kit pronto. Mas, se você quiser se aventurar a fazer a sua própria composteira doméstica, o vídeo abaixo ensina como. Não vale dizer que o apartamento é muito pequeno e não há espaço. Existem diversos tamanhos de composteiras, do P até o GG. Basta escolher o que melhor se adapta à sua necessidade. A menor delas tem apenas 43cm (comp.) x 35cm (larg.) x 43cm (alt.), capacidade para até 0,5L diário de compostagem e cabe em qualquer cantinho. Ao optar por esse sistema, você está contribuindo para redução do lixo orgânico produzido na cidade e ainda pode aproveitar a sua produção de adubo natural para começar uma pequena horta caseira. Que tal?

(fonte: respostassustentaveis.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário