Páginas

Relogio

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Exposição da 5º Semana do Meio Ambiente de Caicó


A ilha de Santana está sendo palco das exposições promovidas pelas entidades: ICMBIO tendo como coordenador e diretor Juan Marcelo e Rômulo Targino, a POLÍCIA AMBIENTAL com a participação dos PMs: Sgt. Pinheiro, Sd. Jailson, Sd. Pedro, Sd Ailton e o sd Gildeberto e o DENOCS. A exposição seguirá amanhã a partir das 09hs, lembrando que as 19hs haverá apresentação da Orquestra Recreio Caicoense. O evento irá até o dia 05/06/2010 com muitas novidades. Participe sua presença será muito importante para nós!

03/06/2010

4 comentários:

  1. Parabéns o excelente trabalho da Poliícia Ambiental em caicó.

    ResponderExcluir
  2. Durante uma exposição, a sociedade toma conhecimento dos problemas ambientais daquela região. Na minha opinião seria interessante também deixar exposta, a solução para cada um deles. Por exemplo, às vezes, o policiamento ambiental apreende passarinhos que se encontravam no cativeiro e justifica, pois eles devem viver no habitat natural. Tudo bem é isso mesmo, mas, onde está o habitat natural? Ah, não está, ou seja, está cheio da cana-de-açúcar, soja, milho e pecuária. Ah, mas os empreendedores do agro-negocio justificariam sobra a relevância da atividade. Eu até concordaria, exceto quando se trata da ocupação da "reserva legal e matas ciliares, bem como ao uso constante do fogo na cana-de açúcar. Normalmente, a corporação fiscalizadora encontra dificuldades para devolver os seres apreendidos, ou seja, se a devolução ocorrer num fragmento de reserva legal, certamente, os passarinhos serão novamente caçados. Concluindo, alguns políticos insistem na alteração do Código Florestal, na minha opinião o interesse não se direciona para a preservação da natureza. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. A Policia Ambiental são apenas subalternos de uma grande massa que comanda o país, portanto, eles estão fazendo o trabalho deles de maneira correta, apreendendo, aplicando multas, fechando alguma coisa. Mas não cabe a eles a Leis maiores do nosso país, eles só executam o que mandam e não podem passar por cima destas Leis, muitas vezes quer ser feito algo, mas devido ta na legislaçao tal coisa eles ficam de mãos amarradas. Parabenizo o trabalho da Policia Ambiental de Caicó pelo trabalho desenvolvido e pelo blog. Espero ver fotos do evento postadas aqui no blog.
    Um abraço a todos que fazem a Policia Ambiental de Caicó.
    Daniel, moderador do MUDA de umarizal

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos policiais militares ambientais de Caicó, eu, sinceramente, acredito que somos capazes e podemos fazer muito mais do que cumprir a lei, por exemplo, educação ambiental, nas escolas, colônias de pescadores, agricultores, indústrias etc. Eu cheguei ao policiamento militar ambiental em 1977 e obtive minha reforma em 2003. Eu sempre envidei muito esforço na aplicação da lei, mas, paralelamente, eu percebia que a lei nunca produzia os efeitos esperados. Por isso, envidei esforço também na educação ambiental.

    Certa vez, eu e meus companheiros, nos envolvemos tanto que influenciamos a direção de uma usina de açúcar e álcool a revitalizar as margens do Rio Turvo. Nós acompanhamos a empreitada dos funcionários da usina juntamente com a imprensa (jornal, rádio e TV). A repercussão foi muito positiva tanto para nós do policiamento ambiental quanto para a usina e também para a sociedade que começou a mudar a imagem que fazia sobre as usinas.

    Hoje, eu ainda procuro ler bastante a respeito do nosso meio ambiente e posso garantir a vocês que o estado de São Paulo, mais, precisamente, a região de São José do Rio Preto é a que detém o maior número de usinas. Detalhe, a maioria delas está desenvolvendo programas de recuperação ambiental.

    Concluindo, quando aplicamos a lei significa que educamos pela dor, porém o melhor seria educar por amor, assim, de preferência, façamos os dois.

    ResponderExcluir