Páginas

Relogio

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Crocodilos ’surfam’ correntes no mar, diz estudo


Um estudo australiano descobriu que os crocodilos-de-água-salgada (Crocodylus porosus, também conhecidos como crocodilos-marinhos), (foto a cima) os maiores répteis do mundo, são capazes de aproveitar correntes em rios e no mar aberto para percorrer enormes distâncias.
A pesquisa foi divulgada na última edição da publicação científica “Journal of Animal Ecology” e rastreou, por meio de sonar, 27 crocodilos adultos que vivem no Rio Kennedy, na Austrália.
Aproveitando correntes, os animais de até seis metros de comprimento percorrem distâncias muito acima do que a sua força física lhes permitiria.
Para um crocodilo, nadar vinte minutos é um esforço enorme. Mas o estudo iniciado em 2002 mostrou que um macho de quase quatro metros chegou a nadar 590 km durante 25 dias até chegar a um outro estuário, voltando depois de sete meses.
O cientista Gordon Riggs, da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmou que ele e outros pesquisadores já tinham reparado que crocodilos usavam a maré em rios para se deslocar.
“Este estudo é importante porque prova isso com dados quantitativos”, disse.
A pesquisa fornece uma explicação para a ocorrência do réptil em diversas ilhas do Pacífico Sul, em uma área de mais de 10 mil quilômetros quadrados. (Fonte: G1)

10/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário