Páginas

Relogio

sábado, 30 de abril de 2011

ONZE FILHOTES DE GAMBÁ SÃO SALVOS PELA POLICIA AMBIENTAL DE CAICÓ/RN


            A viaura CIPAM 002 comandada pelo Sd PM Pedro e composta pelos Sds PM Moagno e Jaccson  foi acionada pelo COPOM para atender uma soliciação de urgencia ocasionada por atropelamento de um mamífero conhecido na nossa região por "TIMBÚ", chegando nas proximidades da parede do itans no  sentido Caicó São João Sabugi os policiais do 2º Pel/Cipam perceberam que uma fémea de timbú grávida teria sido a envolvida no atropelamento, de imediato os integrantes desta guarnição solicitaram ajuda do Médico Veterinário Dr Felipe e sua esposa que também é Médica Veterinária; para realizar procedimentos invasivos e tentar salvar a vida dos filhotes; tal ocorrencia resultou em saldo positivo tendo em vista que onze filhotes foram salvos. Fato que veio a elevar o nome da policia ambienal e a repercussão nos meios de comunicação local.




Classificação Científica
Nome: Didelphis Albiventris
Família: didelfídeos
Gênero: Dildephis
Filo :Chordata
Ordem: Marsupialia.

O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) é um marsupial comumente encontrado no Brasil inteiro. Vive em vários ecossistemas, como o cerrado, a caatinga, os banhados e o pantanal, habitando capoeiras, capões, matas e áreas de lavoura, além de se adaptar muito bem à zona urbana, onde encontra farta e variada alimentação em meio aos dejetos domésticos. Na parte oriental do Nordeste do Brasil (Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), é conhecido por timbu ou cassaco. Nas regiões Norte e Sul brasileiras, é denominado popularmente mucura, e na Bahia é chamado sarigué, sariguê, saruê ou ainda sarigueia, enquanto que no Paraguai e Mato Grosso é conhecido como micurê. Nos Estados Unidos da América se denomina opossum.  O nome gambá tem origem na língua  tupi-guarani, na qual gã'bá ou guaambá significa "mama oca", uma referência ao marsúpio, a bolsa ventral onde se encontram as mamas e onde os filhotes vivem durante parte de seu desenvolvimento.  Como todo gambá, ele também emite líquido fétido das glândulas axilares, que utiliza como defesa e na fase do cio, para chamar o parceiro.
            Esses animais podem se reproduzir aproximadamente quatro vezes ao ano, nascem aproximadamente dez a trinta filhotes por gestação. O tempo de gestação é curto, dura cerca de duas semanas. Nascem ainda embriões muito pequenos (mais ou menos um centímetro e duas gramas) e vão para o marsúpio na bolsa localizada no ventre da mãe, lá vivem cerca de cinco meses e mesmo depois de “prontos” são transportados neste local por sua mãe. A fêmea possui de dez a quatorze mamas para alimentar seus filhotes. Infelizmente muitos vivem em cativeiros, outros são vendidos, nos que são vendidos é feito um procedimento para retirada da glândula que fede. Em ambos os casos seu período de vida é reduzido, fora de seu habitat natural dura cerca de três anos. Este animal tão diferente se alimenta normalmente de tudo que vê pela frente, é um “comilão nato”, suas preferências são por raízes, frutas, insetos, carangueijos, serpentes, lagartos, aves, ovos, entre outros. Sobem em árvores com ajuda de sua longa cauda preênsil. Não dá para basear-se em distinguar o gambá pela cor, pois esta varia muito, vai do branco ao preto, normalmente branco nos gambás mais velhos e pretos nos mais os, mas passa por todas as tonalidades no decorrer de sua vida 




            Na manhã do dia seguinte a CIPAM 002 comandada pelo Sd PM Estevan e composta pelos Sds PM Reginal, Lira e M. Dantas deslocaram-se até a Estação Ecológica do Seridó, onde os filhotes foram alimentados e serão mantidos em quarentena até que se desenvolva um estágio de crescimento habitual até sua soltura em habitat natural.

 




Sd PM REGINALDO, Sd PM ESTEVAN, Sd PM LIRA

4 comentários:

  1. Parabéns aos soldados da POLICIA AMBIENTAL DE CAICÓ/RN pela atitude e humanidade.
    Aqui em Bertioga, litoral norte de São Paulo, um gambá também adotou minha casa como moradia, e a convivência é pacífica.

    Abraço a todos!
    Antonio Malynowskyj

    ResponderExcluir
  2. MUITO LINDO O TRABALHO DA POLICIA AMBIENTAL,CONTINUE ASSIM A NATUREZA AGRADECE.KARINE MC CAVEIRÃO DO ASFALTO

    ResponderExcluir
  3. Otimo trabalho realizado pela policia ambiental de Caico, parabens. Aqui na minha região se esses animais cruzarem o caminho do ser humano terminam mortos.Infelizmente, aqui não temos guardiões da natureza como os policiais ambientais, eu tento conscientizar as pessoas a não fazerem isso, mas poucas dão ouvido.

    Se policia ambiental ou o ibama realizassem uma fiscalização por aqui, libertariam muitas especies de aves silvestre que vivem presas e são capturadas na natureza. Graças a esse tipo de atividade, aliado ao desmatamento, ja vi muitas especies de desaparecerem da natureza aqui na região, como e o caso do currupião(Icterus icterus jammacaii), o pintasilgo do nordeste, o Icterus cayanensis, o azulão(Passerina brissoni) dentre tantos outros que hoje não são mais vistos por aqui.

    São Miguel-RN

    ResponderExcluir
  4. São atos como esses da polícia ambiental de Caicó/RN,que deveriam ser divulgados em toda mídia,muito mais relevante que notícias de violência ou corrupção de políticos em nosso país.Os animais agradecem!

    ResponderExcluir