Páginas

Relogio

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Poluição Sonora e tabela dos níveis por área

Quando e como ocorre

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:

· Insônia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

Recomendações importantes:

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Curiosidade:

Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)

- torneira gotejando (20 db)
- música baixa (40 db)
- conversa tranqüila (40-50 db)
- restaurante com movimento (70 db)
- secador de cabelo (90 db)
- caminhão (100 db)
- britadeira (110 db)
- buzina de automóvel (110 db)
- turbina de avião (130 db)
- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)
- tiro de arma de fogo próximo (140 db)

Limites permitidos: Lei Federal 9605/98 Art. 54, Lei Estadual 6.621/94, Lei de Contravenções Penais Art. 42, CF/1988 - Art. 225.

TABELA DOS NÍVEIS SONOROS POR ÁREA

TIPO DE ÁREA
PERÍODO DO DIA
DIURNO
NOTURNO
RESIDENCIAL (ZR)
55 dBA
45 dBA
DIVERSIFICADA (ZD)
65 dBA
55 dBA
INDUSTRIAL (ZI)
70 dBA
60 dBA

Você sabia?
A Polícia Ambiental de Caicó também trabalha em prol do controle de níveis abusivos de ruídos provocados por qualquer que seja o tipo de equipamento, desde grandes paredões até pequenos aparelhos potencialmente poluidores. Para aferir (medir o nível sonoro), utilizamos um equipamento chamado DECIBELÍMETRO devidamente calibrado de acordo com o IMETRO seguindo normas e padrões  internacionais em pleno acordo com a NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas) seguindo as normas 10151 e 10152.

Ailton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário