Páginas

Relogio

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Maravilhas da natureza

A GRANDE BARREIRA DE CORAIS DA AUSTRÁLIA

No Mar Coral, entre o Trópico de Capricórnio e o equador está a Grande Barreira de Coral, uma das grandes maravilhas naturais do mundo. A barreira é uma longa, estreita, e em sua maior parte, submersa formação de coral que percorre paralelamente o litoral. A Grande Barreira que começa na costa de Queensland no nordeste australiano é a maior barreira de coral do mundo. Se estende por aproximadamente 2000Km do norte para o sul, um comprimento comparável a costa pacífica dos Estados Unidos. A área é de 207.000 Quilômetros quadrados. A barreira é composta pelos restos de esqueletos de pequenos corais. O coral é um tipo de invertebrado ou animal sem a coluna vertebral. O coral apoia seus corpos macios em conchas de ossos, material feito por carbonato de cálcio. Quando um coral morre, sua concha fica, e outro coral cresce sobre ela. Por milhões de anos, muitos restos foram cobertos por organismos simples como algas e plâncton, plantas submersas e detritos do oceano. Com o tempo, um habitat estava criado, servindo de casa para os mais diversos tipos de organismos, cada um ocupando um nicho específico, ou relação com os outros organismos na comunidade do coral.
A grande barreira foi criada sobre uma orla do continente, em águas quentes o suficiente para o coral florescer. A abundância da vida marinha nos arredores da Grande barreira é impressionante. Ao lado dos corais há outras formas de vida, incluindo anêmonas, minhocas, lagostas, etc. Os vertebrados, incluem as aves marinhas e mais de 1500 espécies de peixes. Muitos peixes possuem cores brilhantes e formas esquisitas. Apesar da vida animal ser variada, a vegetação é bastante limitada, tendo aproximadamente, 30 a 40 variedades.A pesca é muito dificultada pela irregularidade do fundo marinho. As tartarugas que eram capturadas para alimentação, agora são protegidas pela lei.
A indústria de pérola ainda é praticada por alguns nativos do norte. A Grande barreira é a maior atração turística da Austrália.
A Barreira ficou conhecida através da exploração do Captão James Cook, no século XVIII. Seu navio encalhou na barreira. A exploração, iniciada por Cook, continuou pelo século XIX. Em 1928-29, um estudo científico estudou intensivamente a fisiologia e a ecologia dos corais. Um Laboratório para estudos modernos de plantas e animais foi inaugurado em 1956, na Ilha Heron.

CATARATAS DO IGUAÇÚ

Entre as mais espetaculares paisagens da América do Sul estão as Cataratas do Iguaçu. Estão localizadas numa extensão do Rio Iguaçu, que forma a fronteira entre Brasil e Argentina. A largura dessas quedas em formato de uma pata de cavalo são de quase 2,5 milhas (4 Km) , 4 vezes mais que a de Niágara, na América do Norte. As quedas se dividem em 275, variando entre 200 e 269 pés (61 - 81 metros) de altura. O nome das quedas, como o do rio, é derivado do Guarani (Dialeto Paraguaio), que significa "Grande Água"
Muitas das quedas individuais são quebradas no meio do caminho por bordas. O desvio da água e o spray que ascende, criam uma série de arco-íris. Dos pés das quedas, uma cortina de arco-íris ascende cerca de 500 pés para o ar. (150 metros)
Dois parques nacionais, no Brasil e na Argentina, foram instalados nas Cataratas do Iguaçu. Ambos foram criados para a preservação do cenário natural das quedas. Do lado brasileiro, as quedas podem ser vistas integralmente. E, turistas do lado argentino têm total liberdade de movimento; já no Brasil, há algumas restrições.
A vegetação da região é rica e variada. Plantas de água, inclusive a família que cresce em águas agitadas. Também há muitos contrastes : orquídeas crescendo perto de pinheiros, bambus perto de palmeiras.
O primeiro explorador espanhol que descobriu as quedas foi Alvar Nunez Cabeza de Vaca, em 1541. Os missionários jesuítas começaram a investigar as quedas durante 1700, mas foram cortados, com a expulsão dos Jesuítas da América do Sul, em 1767. 

MONTE FUJI

O Monte Fuji tem 3776 metros de altura, e é uma parada obrigatória para quem visita o Japão. Há muitos títulos atribuídos a ele, como : a montanha mais escalada no mundo, a montanha mais fotografada no mundo, a montanha mais reconhecida no mundo, e por aí vai. Talvez nenhum desses títulos sejam atribuídos a ele, mas, o mais provável que seja verdade é a montanha mais desenhada no mundo. Pinturas são facilmente reconhecidas. O Monte é quase que perfeitamente simétrico. O lado nordeste é uma cratera formada pela mais recente erupção em 1707.
História das Escaladas
Num passado não muito distante, as mulheres eram proibidas de escalar até o topo por causa da dessa da montanha, que teria ciúmes de outra mulher. Em 1867 foi escalado por Lady Parkes, mulher do ministro britânico. Todos os guias dizem isso, mas falham no que se diz respeito aos detalhes. Aliás, todos gostariam de saber qual foi a reação dos padres por exemplo. Será que ela encontrou alguma resistência ? Todos deviam estar cheiros de admiração por essa senhora que resistiu aos editos seculares e foi até o topo
Escalando o Fuji
A temporada oficial de escalada ao Monte Fuji é do dia 1 de Julho até 27 de Agosto. Os que escalam o lado norte do Monte Fuji usam a rota Yoshidaguchi , que corre todo o caminho de Fujiyoshida até o topo. No decorrer do caminho, há pontos chamados "Estações", onde há aposentos e serviços de emergência. A linha Fuji Subaru se junta a trilha na 5a. Estação na metade do caminho para o cume. Incluindo algumas paradas, normalmente leva 5 horas para se escalar da base para a 5a. Estação, 6 horas da 5a. Estação para o topo, e mais 4 horas para descer para a 5a. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário