Páginas

Relogio

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como prevenir acidentes com Ofídios


Como prevenir acidentes com ofídios?
Não andar descalço: sapatos, botinas sem elásticos, botas ou perneiras devem ser de usados pois evitam 80% dos acidentes.
Olhar sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer.
Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.
Não utilizar diretamente as mãos ao tocar em sapé, capim, mato baixo, montes de folhas secas; usar sempre antes um pedaço de pau, enxada ou foice, se for o caso.
Tampar as frestas e buracos das paredes e assoalhos.
Quando entrar em matas de ramagens baixas, ou em pomar com muitas árvores, parar no limite de transição de luminosidade e espere sempre a vista se adaptar aos lugares menos iluminados.
Se por qualquer razão tiver que abaixar-se, além de olhar bem o local, bater a vegetação ou as folhas: a coloração da jararaca e da cascavel se confunde muito com a das ramagens e folhas secas e há casos de acidente onde a pessoa não enxerga a serpente.
Não depositar ou acumular material inútil junto à habitação rural, como lixo, entulhos e materiais de construção; manter sempre a calçada limpa ao redor da casa.
Evitar trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.
Controlar o número de roedores existentes na área de sua propriedade: ao lado dos outros problemas de saúde pública, a diminuição do número de roedores irá evitar a aproximação de serpentes venenosas que deles se alimentam.
Não montar acampamento junto a plantações, pastos ou matos denominados sujos, regiões onde há normalmente roedores e maior número de serpentes.
Não fazer piquenique às margens dos rios ou lagoas, deles mantendo distância segura, e não encostar em barrancos durante a pescaria.
Manuseio de serpentes vivas deve ser feito com laço de luz ou com ganchos apropriados, por pessoas treinadas e com aptidão para o ofício. Não tocar nas serpentes, mesmo mortas, pois por descuido ou inabilidade há o risco de ferimento nas presas venenosas.
No amanhecer e no entardecer, nos sítios ou nas fazendas, chácaras ou acampamentos, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins; é nesse momento que as serpentes estão em maior atividade.
Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as siriemas, os gaviões, os gambás e cangambás, e manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.
(Fonte:Portal São francisco)

4 comentários:

  1. Gostei do blog, parabenizo a todos! Sd Pedro

    ResponderExcluir
  2. É realmente de grande importancia para a população informações sobre o meio ambiente, pois diante de grandes acontecimentos as vezes deixamos de lado um bem muito precioso que é o nosso ambiente e que esta morrendo aos poucos com a ajunda de nos mesmos.Desde ja parabenizo a todos que estão envolvidos na criação desse blog e espero que haja divugação so assim podemos ajudar o nosso ambiente... Ariana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog ótima idéia.

    Juliana Lobo

    ResponderExcluir
  4. Dias atrás, a TV nos deu conta de um incêndio ocorrido no Butantã, onde morreram milhares de ofídicos e aracnídeos. Esses animais davam suporte aos estudos, mas também a produção de vacinas a inúmeros tipos de doenças que afetam os humanos. Infelizmente, não conseguiram evitar essa tragédia, onde o prejuízo pode ser considerado incomensurável.

    Por conta disso, eu também não poderia deixar de lembrar que no nosso dia-a-dia, essa tragédia é constante, basta observar as queimadas dos canaviais. Nessas queimadas, partes da nossa fauna são queimadas, isto é, morrem Tamanduás Bandeiras e de Coletes, Tatus, Lagartos, Lobos Guarás, Formigas, Abelhas, Aranhas, Escorpiões e inclusive Jararacas, Caiçacas, Urutus, Corais, Cascavéis etc. Infelizmente, o nosso dia-a-dia não desperta a atenção dos mais dedicados ambientalistas e autoridades ambientais do país.

    Concluindo, no Butantã ocorreu uma tragédia que foi amplamente divulgada, no entanto, a tragédia do campo fica no “An Passan”. Por quê?

    ResponderExcluir