Páginas

Relogio

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dicas: Como você pode ajudar ao meio ambiente economizando água

Olá caros amigos leitores, disponibilizamos para vocês dicas simples para a economia  diária da água que vocês consomem em casa. Não apenas leiam estas dicas, mas tambêm, façam com que elas pertençam ao seu cotidiano.
  • Vazamentos
Esta é uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). Uma torneira mal fechada pode desperdiçar 46 litros de água em um dia. Com uma abertura de 1 mililitro, o fiozinho de água escorrendo será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas.
  • Banho
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.

  • Vaso sanitário
Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido. Não deixe a descarga do banheiro disparar (no caso de acionados por válvulas).


  • Torneiras
Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

  • Louça
Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.
  • Roupas
Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada. Enxagüe também utilizando o balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágües. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.
  • Jardins e plantas
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:
-Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;
-Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;
-Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;
-Cultive plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas
-Molhe a base das plantas, não as folhas;
-Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água;
 
*Consciência minha gente, àgua é vida!

Breve mais dicas sobre o uso consciente da nossa água. Aguardem!

(Fonte: wwf Brasil)

2 comentários:

  1. Dicas muito boas, se todo mundo agisse dessa forma, ou seja, economizando água as coisas seriam bem diferentes. Parabens pelo blog.

    Adriano

    ResponderExcluir
  2. As dicas cumprem etapas da educação ambiental, por isso, ouso acrescentar e indago. Quantas piscinas retiram água do subsolo e quantas utilizam água tratada? Quantos postos de combustíveis e indústrias também captam água do subsolo ou da rede pública, não reutilizam e dispensam na rede de esgoto? Quantas nascentes que ajudam a formar o manancial de superfície que abastece nossas cidades e se encontram sem a proteção das matas ciliares? Quantas empresas comercializam água mineral ou apenas potável, no entanto, nunca se esforçam no sentido de se aumentar o volume da origem? Quantas prefeituras ainda não foram capazes de tratar o esgoto e continuam a poluir os nossos rios? Quantas casas já poderiam contar com sistema de captação de água das chuvas para assim economizar água da rede pública, mas ainda não fizeram por falta de suporte ou de uma campanha educativa? Quantas pessoas continuam a construir ranchos nas APPs e quantas insistem em construir flutuantes para assim se deleitarem sobre o recurso que se classifica como um bem comum? Quantos cidadãos que sob falsa declaração (alegando que farão da pesca o seu meio principal de vida) se habilitarão como pescadores profissionais? Enfim, quando será que seremos uma sociedade ambientalmente desenvolvida? Desculpem pelas indagações.

    ResponderExcluir