Você sabia que o vidro nunca acaba e pode ser reciclado indefinidamente?
2. Sabia que uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo?
3. Sabia que para fabricar 1 tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 Mw/hora de energia, enquanto para 1 tonelada de papel reciclado apenas é preciso 1,2 toneladas de papel velho, 2000 litros de água e 2,5 Mw/hora de energia?
4. Sabia que, para se decompor na natureza, o vidro leva milhares de anos? Sendo 100% reaproveitado, e parte pode ser reciclável, o vidro não produz resíduos na hora da reciclagem e economiza 30% de energia elétrica. O vidro nunca acaba, pode ser reciclado indefinidamente.
5. Sabia que, por cada tonelada de vidro reciclado, poupa-se em média, mais de uma tonelada de recursos (603 Kg de areia, 196 Kg de carbonato de sódio, 196 Kg de calcário e 68 Kg de feldspato)? Além disso, por cada tonelada de vidro novo produzido, são gerados 12,6 Kg de poluição atmosférica, pelo que, o vidro reciclado reduz em 15 a 20% essa poluição.
6. Sabia que a natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro?
7. Sabia que, em cada ano, um automóvel produz, em média, quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono?
Então, por que o Brasil passou a importar gasolina dos EUA e papéis europeus, e nosso governo deixou de incentivar a produção de álcool?
(fonte:guarulhosnoticias)
O Ministério do Meio Ambiente poderia através de lei proibir a fabricação das embalagens "Pet". Estabeleceria prazo para que fossem substituídas pelas embalagens de vidro. A minha sugestão decorre da proibição das sacolinhas nos supermercados. Ora, se as sacolinhas causam prejuízos ao meio ambiente, as embalagens pet devem causar muito mais.
ResponderExcluirEu sabia, pois na década de sessenta, eu trabalhava na Destilaria Santa Helena,município de Tanabi, onde envasávamos refrigerantes Cotubaína, Savóia e Guri. Na época o maior sucesso. Das marcas mencionadas a Cotubaína se mantem até aos dias de hoje. Destarte, enquanto as garrafas de vidro se enchiam, o gás, às vezes estourava algumas garrafas. Os resíduos do vidro eram depositados num espaço próprio e pelo menos uma vez por ano eram recolhidos e transportados para a Indústria de garrafas. Naquela época, mesmo sem saber já reciclávamos o vidro. Eu ousaria sugeria a indústria para que produzisse apenas embalagens de vidro, pois assim amenizariam os prejuízos ao meio ambiente.
ResponderExcluir