Páginas

Relogio

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Escurecimento Global é Nova Ameaça ao Ambiente

Ainda não nos acostumamos com o susto do Aquecimento Global e apareceu uma notícia um pouco pior, falando-nos de um certo Escurecimento.
Para mim foi um grande susto. Estava organizando dados para uma Palestra de Meio Ambiente quando me deparei com o novo tema. A princípio, preciso confessar, cheguei a duvidar da veracidade dos fatos e acreditar que fossem previsões do Apocalipse.
De tempos em tempos aparece algum maluco falando de fim da humanidade. Todos podem lembrar-se da virada do século quando muita gente boa preocupou-se com a chegada do novo milênio.

Afinal o que é o Escurecimento Global?
Cientistas que estudavam climatologia, perceberam que a evaporação da água nas estações de meteorologia estava diminuindo. Verificaram que as medições feitas desde 1.950 demonstravam claramente que havia algo errado.

Após aprofundados estudos e verificações, pesquisadores de diferentes partes do planeta chegaram às mesmas conclusões. Algo estava influenciando na quantidade de raios solares que incidiam sobre a superfície da Terra.

Diversas hipóteses foram analisadas e a conclusão foi que as partículas em suspensão na atmosfera estavam refletindo a luz solar. Mais uma vez o progresso humano parecia ser o responsável pelos males ambientais.

Estabeleceu-se um paradoxo. A diminuição da incidência dos raios solares deveria, em tese, esfriar a superfície do planeta. Se isto não estava ocorrendo era porque o processo inverso, o Aquecimento Global, estava mascarando o Escurecimento Global.

Saiba mais
Examine esta situação: o Escurecimento ajudou a diminuir os efeitos do Aquecimento. Isto significa que se suavizarmos a quantidade de partículas, o Aquecimento aumenta. E agora?

Ativismo Ambiental
A única conclusão é que precisamos fazer muito mais para atenuarmos a agressão que nossa civilização está causando ao meio ambiente.
Não sou mais um arauto do fim do mundo. Acredito que a ação de cada um de nós pode ajudar na solução do problema. Precisamos tomar atitudes a cada dia, votando em pessoas comprometidas com a causa ambiental, ajudando entidades ambientalistas, e muitas outras.
Aos governantes cabe a maior parcela da responsabilidade, mas nós ainda podemos fazer muito. Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário