Páginas

Relogio

domingo, 17 de junho de 2012

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 17 de junho



 
O objetivo desta data é promover estudos e ações para auxiliar o processo de mudança das regiões já atingidas pelo problema.

Para promover a sensibilização para o combate à desertificação e aos efeitos da seca, o dia 17 de junho marca o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.
De acordo com Ban Ki-moon, secretário-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), as pessoas que vivem em terras áridas ocupam mais de 40% da área do nosso planeta. Elas estão entre as mais pobres do mundo e as mais vulneráveis à fome. O secretário também aponta que 42% das florestas tropicais e subtropicais da Terra são secas. 
Diante disso, o objetivo desta data é promover estudos e ações para auxiliar o processo de mudança das regiões já atingidas pelo problema, além de prevenir os crescentes desastres causados ao meio ambiente, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável e a garantia de uma população longe da miséria e da fome.
Segundo a Agenda 21 – documento resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCED/Rio-92) – desertificação é “a degradação do solo em áreas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas.”
Atualmente, a desertificação e a seca têm como principais causas as utilizações inadequadas e não controladas da terra, como, por exemplo, mineração, atividades agropecuárias mal planejadas, desmatamento indiscriminado, entre outras.
No Brasil, as áreas mais afetadas pela desertificação e a seca são o norte de Minas Gerais e toda a região Nordeste. Como forma de intervir e prevenir este problema, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos, criou o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil).
Celebre o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca!
Seja um adepto desta causa. Conheça-a, conscientize-se dela e preserve o meio ambiente!
(fonte:colegionovoespaco.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário